Se pensarmos em uma festa nos padrões habituais, fica difícil imaginar como reduzir os gastos. Centenas de balões, painel, doces e salgadinhos comprados prontos, lembrancinhas, brinquedos, garçons, bebidas... nossa... perdemos a conta já! Por outro lado, com pequenos ajustes é possível fazer aquela festa com bem menos investimento. Vamos às dicas:
1. Nós brasileiros não gostamos de deixar ninguém de fora, queremos convidar todo mundo. E é legal ter todo mundo por perto, mas nem sempre dá. Comece a cortar os gastos pela lista de convidados. Chame somente as pessoas mais próximas ou aquelas que você realmente quer ter em sua festa.
2. Com uma lista menor, fica mais fácil encontrar um local. Pode ser em casa, no salão de festas do prédio, na chácara da madrinha, em qualquer lugar que não ultrapasse 40% do seu orçamento total.
3. Cansa só de pensar em fazer salgadinhos em casa, não é? Não rende, claro, pois exige uma certa prática. A saída é recorrer aos pratos maiores como, por exemplo, empadão, escondidinho, torta salgada etc. Fica mais rápido e mais fácil. Se você não sabe fazer, com certeza conhece alguém que sabe e que pode ajudar. Com um ou dois pratos é possível reduzir bastante a quantidade de salgadinhos comprados prontos. Outras três alternativas ótimas são o cachorrinho-quente (basta um molho de tomate com salsicha e pão fresquinho), o mini-sanduíche e a pipoca, que as crianças adoram. Prepare tudo um dia antes e deixe na geladeira (exceto a pipoca). No dia da festa você só precisa aquecer pouco antes de servir e montar os cachorrinhos e sanduíches. Para evitar desperdício de comida e o gasto com garçom, monte uma mesa de buffet para os salgados. As pessoas se servem e comem à vontade, mas nada de pratos e pratos de salgadinhos que saem das mesas direto para o lixo só porque já estão frios.
4. Com os doces, a lógica é semelhante. Dá pra encomendar alguns brigadeiros, se não quiser ter o trabalho de enrolar, e servir sobremesas feitas em casa. Mousses de chocolate e de maracujá, que são muito simples de fazer, torta de bolacha, enfim, as opções são muitas. Para o bolo, se você não é um às da cozinha, compre o pão-de-ló na padaria (custa entre 8 e 15 reais, em média), corte no meio e recheie com doce de leite ou creme de chocolate próprio para recheio (vende no supermercado). Para a cobertura, as caixinhas de chantilly pronto resolvem. Com apenas duas dá pra cobrir bem o bolo. É só deixar gelar por algumas horas antes de colocar na batedeira. Para deixar a cobertura colorida, use umas gotinhas de corante alimentício junto com o chantilly. Se preferir, faça só uma nega maluca. As crianças acharão o máximo (e os adultos também).
5. Quanto às bebidas, uma opção é não servir bebidas alcoólicas (principalmente se a festa for infantil). Essa escolha reduz drasticamente os custos. Sirva as bebidas no sistema de buffet, como as comidas. Se optar pelo suco natural, com apenas um limão e 4 colheres de sopa de açúcar dá pra fazer um litro de limonada. Sirva bem gelada e coloque rodelas de limão fatiadas dentro da jarra. Será um sucesso.
6. A locação de brinquedos infláveis e cama-elástica nem sempre cabe no nosso bolso. O entretenimento é uma das maiores preocupações de quem organiza uma festa infantil, mas as crianças, bem na verdade, não precisam de muito para se divertir. É só soltar uma bola, uns bambolês e uma corda que está feita a festa. Para animar a garotada, recorra a atividades com massinha de modelar, lápis-de-cor e papel, brincadeiras como pega-pega, caça ao tesouro, cabra-cega e outras tantas. Vale também comprar uma bombinha manual para encher balões 260 (aqueles compridinhos). Aprenda a fazer a espada e o cachorrinho. Renderá horas de brincadeira.
7. A decoração atual está menos carregada de informações. Você não precisa de arcos de balões, nem de painéis e de bonecos de isopor para decorar a festa. Pequenos arranjos ou vasinhos de flores, frutas da estação, cata-ventos, bandeirinhas de papel e pompons de papel fazem bonito e deixam a festa mais sofisticada. Use adesivos para personalizar saquinhos com o tema que você escolheu, tags delicadas para agradecer a presença, solapas com biscoitinhos, suspiros ou chocolates, toppers para decorar sanduíches e cupcakes. Opte uma toalha branca (que, aliás, é um ótimo investimento!) ou de uma cor que combine com a decoração, não se preocupe com babados e grandes volumes. Menos é mais!
8. Aproveite cada momento e curta a sua produção. Lembre-se de que a comemoração começa muito antes da chegada dos convidados. Divirta-se com sua família, envolva os filhos nos preparativos, ligue o som e boa festa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário